Ventilação

Ventilar consiste em substituir o ar viciado de um determinado espaço por ar novo.

A ventilação de uma habitação é fundamental para: Satisfazer as necessidades de higiene e conforto e assegurar uma qualidade do ar satisfatória; Conservar as habitações evitando as condensações e humidade; e Permitir o funcionamento em total segurança dos aparelhos de combustão.

Numa edificação sem ventilação adequada, dá-se a acumulação do ar viciado, tornando o espaço pouco saudável. Numa edificação com ventilação adequada, a renovação do ar torna o espaço saudável.

Para obter uma qualidade do ar aceitável, é necessário assegurar uma renovação horária nos compartimentos principais (quartos e salas) e quatro renovações horárias nos compartimentos de serviço.

A ventilação de uma habitação realizada através de meios naturais ou mecânicos, contempla as seguintes etapas: 1. Admissão de ar novo; 2. Circulação de ar novo; 3. Evacuação de ar viciado; e 4. Rejeição de ar viciado.

Assim, os sistemas de ventilação visam a extração do ar viciado e o estabelecimento de um ritmo de renovação de ar equilibrado.

Para assegurar uma ventilação adequada em edifícios de habitação a EUROVENTIL propõe a utilização do sistema SHUNT por tiragem natural largamente utilizado em toda a Europa há mais de 50 anos.

• A admissão de ar novo faz-se por intermédio de grelhas fixas ou auto-reguláveis, colocadas nas fachadas ou caixas de estore dos compartimentos principais.
• A circulação de ar dos compartimentos principais para os de serviço – locais em depressão – é feita através de grelhas de passagem ou folgas das portas de comunicação, cuja dimensão, é função do volume de ar em circulação.
• A evacuação de ar viciado/gases faz-se por condutas colectivas shunt que são compostas por blocos de betão vibroprensado cujas dimensões dependem do número de pisos a servir e dos caudais a evacuar.
• A rejeição para o exterior é efectuada por ventiladores estáticos de classe A ou B consoante a natureza da instalação.

Tratando a habitação no seu conjunto, a ventilação faz-se através da deslocação do ar das instalações mais limpas para os compartimentos de serviço (casa de banhos e cozinhas).

Como principais Vantagens desta solução podemos destacar:
✓ Baixo preço
✓ Inexistência de manutenção
✓ Reduzida ocupação de espaço das condutas
✓ Facilidade de montagem
✓ Bom isolamento térmico
✓ Reduzida transmissão acústica
✓ Classe de reacção ao fogo – MO
✓ Elevada longevidade
✓ Estandardização
✓ Ventilador estático classe B anti-refluidor
✓ Garantia de tiragem

Com uma equipa de técnicos altamente experiente e qualificada e através de uma forte relação de parceria com os principais fornecedores deste tipo de soluções, a Euroventil disponibiliza aos seus clientes um serviço técnico especializado, prestando assistência técnica, desde o dimensionamento da solução mais adequada às necessidades do Cliente, ao fornecimento de soluções tecnológicas inovadoras e eficientes e instalação das soluções com elevado rigor e qualidade.

Orçamento sem compromisso

Para mais informações sobre a nossa empresa ou serviços contacte-nos.

© EUROVENTIL - Aquecimento e Ventilação, Lda.

webdesign by: criativo.net